27 de maio de 2012

Voluntariado

Há coisas muito simples que nos fazem sentir efectivamente bem, úteis, normais, integrados...
Este ano, desta vez e pela primeira vez, eu participei na campanha do Banco Alimentar contra a fome (na parte do armazém) e gostei mesmo muito da experiência! Aquela teoria que eu levava comigo do "fazer voluntariado é uma coisa enriquecedora que potencia diferentes aprendizagens" é real (ainda que as aprendizagens possam não ser bem aquilo que esperávamos) e, neste caso específico, desempenhar a nossa função não é tão fácil como fazem parecer.
Ao contrário do que eu pensava, há imensa gente disposta a colaborar (diria mesmo que até há gente a mais para o espaço que eles têm disponível) na separação e arrumação dos alimentos e, de acordo com quem por lá andava, é um trabalho bem mais gratificante do que (tentar) entregar saquinhos no supermercado. Até porque as tarefas a desempenhar são diversificadas: pegar nos sacos e distribuir o seu conteúdo pelas secções certas, retirar de uma passadeira os alimentos que correspondem à nossa secção, encaixotar tudo e empilhar (de forma certa) as caixas...
Não tenho noção da quantidade de quilos de arroz que me passaram pelas mãos, nem das latas de atum, ou dos pacotes de leite, mas tenho noção que valeu a pena. Por isso mesmo, deixo aqui umas palavras especiais à "nossa mãe", que está sempre a par destas iniciativas e espalha a mensagem, que alinha nestas aventuras e que (ainda que por momentos nos preocupe) é uma excelente companhia: Quando repetimos? J

Sem comentários: